PARÓQUIA SÃO MARCOS, O EVANGELISTA – COMUNIDADE TODOS OS SANTOS E MÁRTIRES
4º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A – 15/05/2011 – nº 13
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Anim. O Domingo do Bom Pastor, que celebramos hoje, neste 4º Domingo da Páscoa, marca também, o Dia Mundial de Orações pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Cristo é o Bom Pastor e sumo sacerdote, a única porta que nos permite adentrar o Reino celeste, no agora e na eternidade. O ministério sacerdotal de Cristo é modelo para todas as vocações em nossa comunidade de fé, em especial àquelas que assim como as demais, revestidas do caráter missionário, estas abarcam também o caráter eclesial, isto é, a todos que, consagrados a doar a vida completamente ao plano de salvação realizado em Jesus Cristo, e com ele, fazem com que se torne realidade o sacramento que iremos celebrar: a Eucaristia.
1. ABERTURA
Eis-me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor, Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor.
Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor: eis-me aqui Senhor.
1. O Senhor é o pastor que me conduz, por caminhos nunca vistos me enviou,
Sou chamado a ser fermento, sal e luz, por isso respondi aqui estou.
2. Ele pôs em minha boca uma canção, me ungiu como profeta e trovador
Da história e da vida do meu povo e por isso respondi: aqui estou.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL (com aspersão) - (Missal Romano, p. 1001)
P. Irmãos e irmãs em Cristo, invoquemos o Senhor nosso Deus para que se digne abençoar esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando o nosso batismo. Que ele se digne ajudar-nos para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos. (Silêncio) P. Senhor nosso Deus, velai sobre o vosso povo e, ao celebrarmos as maravilhas da nossa criação e a maravilha ainda maior de nossa redenção, dignai-vos abençoai esta água. Fostes vós que a criastes para fecundar a terra, para lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Também a fizestes instrumento da vossa misericórdia: por ela libertastes o vosso povo do cativeiro e aplacastes no deserto a sua sede; por ela os profetas anunciaram a nova aliança que era vosso desejo concluir com os seres humanos; por ela finalmente, consagrada pelo Cristo no Jordão, renovastes, pelo banho do novo nascimento, a nossa natureza pecadora. Que esta água seja para nós uma recordação do nosso batismo e nos faça participar da alegria dos que foram batizados na Páscoa. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
CANTO DE ASPERSÃO
Banhados em Cristo, somos uma nova criatura.
As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo.
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
P. Que Deus todo-poderoso nos purifique dos nossos pecados e, pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos da mesa do seu reino. T. Amém.
4. GLÓRIA (Preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. O Bom Pastor ama aqueles que lhe são confiados e o amor se manifesta no ensino, na correção fraterna e no acolhimento, elementos que devem estar presentes efetivamente em nossa comunidade. Que através destas leituras nós que somos todos vocacionados a amar, sigamos os exemplos que nos são testemunhados. Ouçamos com atenção.
6. PRIMEIRA LEITURA (At 2,14.36-41)
Leitura dos Atos dos Apóstolos. - No dia de Pentecostes, 14Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36"Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. 37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL 22/23
O Senhor é o pastor que me conduz; * Para as águas repousantes me encaminha.
1. O Senhor é o pastor que me conduz; * não me falta coisa alguma. * Pelos prados e campinas verdejantes * ele me leva a descansar. * Para as águas repousantes me encaminha * e restaura as minhas forças.
2. Ele me guia no caminho mais seguro, * pela honra do seu nome. * Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, * nenhum mal eu temerei; * estais comigo com bastão e com cajado, * eles me dão a segurança!
3. Preparais à minha frente uma mesa, * bem à vista do inimigo * e com óleo vós ungis minha cabeça; * o meu cálice transborda.
4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me * por toda a minha vida; * e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos.
8. SEGUNDA LEITURA (1Pd 2,20b-25)
Leitura da primeira Carta de São Pedro - Caríssimos: 20Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. 24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor, * Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim!
10. EVANGELHO (Jo 10,1-10)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, disse Jesus: 1"Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, / T. Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, / desceu dos céus: /e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. /Também por nós foi crucificado / sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. / Creio no Espírito Santo, / Senhor que dá a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, /una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo / para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, por meio de Jesus Cristo, o Bom Pastor e porta segura por onde as ovelhas possam entrar e sair, elevemos ao Pai as nossas preces, confiantes no amor que o levou a dar o seu próprio Filho para nos salvar. Supliquemos juntos: T. Atendei nossa prece, ó Bom Pastor!
1. Iluminai Senhor, esta comunidade de Todos os Santos e Mártires, e torne também ela, uma produtora de vocações para sua Igreja. Rezemos.
2. Protegei nosso Bispo, Dom Bruno, e nosso pároco Pe. Marco Antonio, que sejam perseverantes no ministério que o Senhor mesmo os confiou, o de pastorear o vosso povo que agora está reunido. Rezemos.
3. Despertai nas famílias de nossa paróquia de São Marcos, O Evangelista, vocações sacerdotais e religiosas para que sua Igreja se desenvolva na missão de anunciar o Evangelho. Rezemos. Atendei nossa prece, ó Bom Pastor!
4. Abençoai o Santo Padre o Papa Bento XVI e os bispos do mundo todo; que o Evangelho, por meio de seus sacerdotes prediletos possa chegar nos lugares mais longínquos de nosso planeta. Rezemos.
5. Abençoai os que nos governam, em especial o prefeito e vereadores desta cidade, que sejam também bons pastores, que, seguindo vosso exemplo, sirvam com responsabilidade o povo, que lhes colocou total confiança. Rezemos.
P. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Sou bom pastor, ovelhas guardarei * Não tenho outro ofício nem terei * Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
1- Maus pastores num dia de sombra/ Não cuidaram e o rebanho se perdeu/
Vou sair pelos campos, reunir o que é meu/ Conduzir e salvar.
2- Verdes prados e belas montanhas/ Hão de ver o pastor rebanho atrás/
Junto a mim as ovelhas terão muita paz/ Poderão descansar.
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Prefácio da Pásco V - Missal Romano, p. 425)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, mas sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Pela oblação do seu corpo, pregado na Cruz, levou à plenitude os sacrifícios antigos. Confiante, entregou em vossas mãos seu espírito, cumprindo inteiramente vossa santa vontade, revelando-se, ao mesmo tempo, sacerdote, altar e cordeiro. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal, e celebramos vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz: T. Santo,Santo, Santo...
P. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito. T. Santificai e reuni o vosso povo!
P. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé! T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
P. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
P. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Marcos, O Evangelista, patrono de nossa Paróquia, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença. T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
P. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Bruno, com os Bispos do mundo inteiro, o clero, também a mim, teu servo, e todo o povo que conquistastes. T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
P. Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida N, e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. T. A todos saciai com vossa glória!
P. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo,... T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou. T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
17. CANTO DE COMUNHÃO
1.Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou. * É o Senhor que me leva a descansar. * Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou! * Minhas forças o Senhor vai animar.
Tu és Senhor, o meu pastor. * Por isso, nada em minha vida faltará!
2. Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! * E pra sempre, o seu nome eu honrarei. * Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! * Segurança sempre tenho em suas mãos.
3. No banquete em sua casa, muito alegre, eu vou! * Um lugar em sua mesa, me preparou. * Ele unge minha fronte e me faz ser feliz. * E transborda a minha taça em seu amor.
4. Com alegria e esperança caminhando eu vou! * Minha vida está sempre em suas mãos. * e na casa do Senhor, eu irei habitar * e este canto para sempre irei cantar!
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Velai com solicitude, ó Bom Pastor, sobre o vosso rebanho e concedei que vivam nos prados eternos as ovelhas que remistes pelo sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. T. Amém.
19. ORAÇÃO A SÃO MARCOS, O EVANGELISTA
T. Ó Deus, que concedestes a São Marcos, o Evangelista, a glória de proclamar a Boa-nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo. Que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Missal Romano, p. 523)
P. Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deus a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da sua bênção. T. Amém.
P. Aquele que, por sua morte e, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. T. Amém.
P. E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. T. Amém.
P. Abençoe, vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
O Senhor é meu pastor, nada me faltará (2X)
Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte, não temerei, não temerei.
Não temerei, não temerei, não temerei, Aleluia, aleluia, aleluia, Amém, Shalom.
LEITURAS DA SEMANA: DE 16 A 22 DE MAIO DE 2011
2ª-: At 11, 1-18; Sl 41 (42), 2. 3; 42(43), 3. 4 (R/. cf. Sl 41 [42], 3a); Jo 10, 11-18
3ª-: At 11, 19-26; Sl 86 (87), 1-3. 4-5. 6-7; (R/. Sl 116[117], 1a); Jo 10, 22-30
4ª-: At 12, 24 – 13,5a ; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 (R/. 4); Jo 12, 44-50
5ª-: At 13,13-25; Sl 88(89), 2-3. 21-22. 25 e 27 (R/. cf. 2a); Jo 13,16-20
6ª-: At 13, 26-33; Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R/. 7); Jo 14,1-6
Sab.: At 13, 44-52; Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R/. 3cd); Jo 14, 7-14
5º Dom de Páscoa: At 6, 1-7; Sl 32 (33),1-2. 4-5. 18-19 (R/. 22); 1Pd 2, 4-9; Jo 14, 1-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário