CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - 09/10/2011
(verde, Glória, Creio, IV Semana do Saltério)
Anim. Bem vindos à nossa celebração! Hoje aceitamos, pela fé, o convite que o próprio Cristo nos faz a participar do banquete que ele mesmo prepara e nos oferece. Ao nos reunirmos para celebrar o amor fraterno e o sacrifício do Cordeiro para a nossa salvação, torna-se realidade nossa páscoa, e esta é a verdadeira razão desta festa, devemos participar revestidos com as vestes da justiça.
1. ABERTURA: EIS-ME AQUI SENHOR!
Eis-me aqui, Senhor! / Eis-me, aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor. / Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor, / eis-me aqui, Senhor!
1. O Senhor é o Pastor que me conduz, / por caminho nunca visto me enviou. /
Sou chamado a ser fermento, sal e luz, / e por isso respondi: aqui estou!
2. Ele pôs em minha boca uma canção, / me ungiu como profeta e trovador, /
Da história e da vida do meu povo, / e por isso respondi: aqui estou!
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja conosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Silêncio)
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
4. ORAÇÃO
P.Oremos (silêncio): Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. Com o coração dócil, ouçamos os apelos que as leituras de hoje nos fazem, para que sejamos cada vez mais envolvidos no projeto da missão.
5. PRIMEIRA LEITURA (Is 25,6-10)
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 6O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
6. SALMO RESPONSORIAL 22/23: NA CASA DO SENHOR...
1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha / e restaura as minhas forças. R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.
2. Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do seu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei; / estais comigo com bastão e com cajado: / eles me dão a segurança! R.
3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo, / e com óleo vós ungis minha cabeça; / o meu cálice transborda. R.
4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e na casa do Senhor habitarei / pelos tempos infinitos. R.
7. SEGUNDA LEITURA (Fl 4,12-14.19-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses - Irmãos: 12Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 19O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. 20Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém. -Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: ALELUIA
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Que o Pai do Senhor, do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber, do saber o Espírito, conheçamos, assim, assim, a esperança à qual nos chamou, nos chamou, como herança!
9. EVANGELHO (Mt 22,1-14)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: 2 “O Reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos”. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
10. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
11. PRECES DA COMUNIDADE
P. Rezemos ao Senhor, que nos convida para o banquete das núpcias do seu filho, dizendo confiantes: T. Convida-nos Senhor, para o banquete do vosso reino.
1. Para que as lideranças de paróquia e comunidades, não desanimem de convidar o povo a participar deste nosso banquete. Rezemos.
2. Para que nossa paróquia com as comunidades que a compõem, se esforcem a serem sinais do banquete do reino, em meio às dificuldades que o mundo apresenta. Rezemos.
3. Para que nossos governantes se preocupem em amenizar o sofrimento dos mais necessitados da sociedade. Rezemos.
4. Por todos os nossos irmãos desta comunidade que se encontram enfermos, lhe pedimos Senhor, que derrame sobre eles a vossa graça, para que tenham paciência e perseverança durante o flagelo. Rezemos.
5. Por nosso pároco, que encontre forças na oração, para exercer profundamente o ministério que Deus lhe confiou de conduzir vosso povo ao banquete celeste. Rezemos. T. Convida-nos Senhor, para o banquete do vosso reino. (outras intenções comunitárias)
P. Isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo nosso Senhor. T. Amém.
12. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS: BENDITO SEJA DEUS PAI...
1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor.
O homem que trabalha faz a terra produzir. O trabalho multiplica os dons que nós vamos repartir.
2. Bendito seja Deus Pai, do universo o criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor.
3. E nós participamos da construção do mundo novo. Com Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.
13. RITO DE LOVOR
P. Graças e louvores sejam dados a todo o momento T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! (3x)
P. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. T. Como era no princípio agora e sempre, amém!
P. Irmãos: agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo. T. Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.
P. O Senhor esteja conosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Elevemos ao Senhor nosso louvor. T. É nossa alegria e salvação.
P. Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Enviai sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta terra, que nos sustenta, sobretudo aqui, no Residencial Olímpia, uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça nesta Comunidade de Todos os Santos e Mártires, a alegria de sermos vossos filhos amados por Cristo, nosso Senhor. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Santo Papa Bento XVl e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai nossa comunidade e paróquia cada vez mais sinal de bondade e muito mais unida na caminhada com toda nossa Arquidiocese. Abençoai aquele a quem está preparando para ser nosso pastor e ao nosso pároco, Pe. Marco Antonio, a quem escolhestes para conduzir nossa paróquia ao banquete definitivo do Senhor. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo..., e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T. Amém.
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Rezemos também pela paz no mundo e no Residencial Olímpia. T. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
P. Senhor todo-poderoso, criastes todas as coisas e nos destes alimentos que nos sustentam, concedei-nos crescer na vida espiritual pelo pão da vida que vamos receber. Por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
P. Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com todos os nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Santa Missa, memorial vivo da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
P. O Corpo de Cristo nos guarde para a vida eterna. T. Amém.
14. CANTO DE COMUNHÃO: BEM VINDOS À MESA DO PAI
1. Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida o pão que da vida, o amor comunhão.
/:Vinde, ó irmãos adorar, vinde adorar o Senhor. A eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor.:/
2. A vida é um dom precioso do Pai tão bondoso, total doação. Na mesa não falte comida, que o pão seja vida pra todo irmão.
3. Há gente morrendo de dome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, filho seu, quis por nós se doar.
4. Partimos o único pão, no altar-refeição, ó mistério de amor. Nos somos sinais da unidade, na fé, na verdade, conosco, ó Senhor.
15. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
16. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
17. AVISOS DA COMUNIDADE
· Próximo domingo às 08:00 hs, aqui na comunidade, Santa Missa.
· Missa paroquial, aos domingos 18h30min, na Comunidade Nª. Srª. Aparecida.
18. ORAÇÃO A SÃO MARCOS, O EVANGELISTA
T. Ó Deus, que concedestes a São Marcos, o Evangelista, a glória de proclamar a Boa-nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!
19. BÊNÇÃO E DESPEDIDA
P. O Senhor esteja conosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. T. Graças a Deus.
20. CANTO FINAL: VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR
Vai, vai, missionário do Senhor,/ vai trabalhar na messe com ardor./ Cristo também chegou para anunciar:/ não tenhas medo de evangelizar.
1. Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus/ à América Latina e aos sofridos povos seus,/ que passam fome, labutam, se condoem,/ mas acreditam na libertação.
2. Se és cristão, és também comprometido,/ chamado foste tu e também foste escolhido/ pra construção do Reino do Senhor:/ vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.
LEITURAS DA SEMANA: de 10 a 16 de Outubro de 2011
2ª-: Rm 1, 1-7; Sl 97 (98), 1-2. 3ab. 3cd-4 (R/. 2a); Lc 11, 29-32
3ª-: Rm 1, 16-25; Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 2a); Lc 11, 37-41
4ª-: Est 5, 1b-2; 7, 2b-3; Sl 44 (45), 11-12a. 12b-13. 14-15a.; 15b-16(R/. 11 e 12a); Ap 12, 1. 5. 13a. 15-16ª; Jo 2, 1-11
5ª-: Rm 3, 21-30; Sl 129 (130), 1-2. 3-4b. 5-6 (R/. 7); Lc 11, 47-54
6ª-: Rm 4, 1-8; Sl 31 (32), 1-2. 5. 11 (R/. cf. 7); Lc 12, 1-7
Sab.: Rm 4, 13.16-18; Sl 104 (105), 6-7. 8-9. 42-43 (R/. 8a); Lc 12, 8-12
29ª DTC.: Is 45, 1.4-6; Sl 95 (96), 1.2a .3. 4-5. 7-8. 8-10a e c (R/. 7ab); 1Ts 1, 1-5b; Mt 22, 15-21 (O que é de César e o que é de Deus).
Paz e bem a todos, queridos irmão que se interessam pelos folhetos que neste blog são postados.
ResponderExcluirAlgumas novidades podem perceber a partir desta publicação, como os vídeos referentes aos cantos litúrgico, disponibilizados direto na página. Também no título dos cantos está o link das partituras que podem ser abertos clicando com o botão direito do mouse e solicitando para abrir em outra guia ou janela, como queiram.
Espero assim, estar colaborando para com a evangelização. Caso tenham alguma sugestão, favor registrá-la nos comentários.
Fraternal abraço!