sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DIANTE DE DEUS, TODA A INTELIGÊNCIA HUMANA É IMPERFEITA


20/02/2011 – 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A
(III Semana do Saltério)


PRIMEIRA LEITURA (Lv 19,1-2.17-18)
Leitura do livro do Levítico1Senhor falou a Moisés, dizendo: 2”Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor’”. – Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL (103/102)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / pois ele é bondoso e compassivo.
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor / e todo o meu ser seu santo nome! / Bendize, ó minha alma, ao Senhor, / não te esqueças de nenhum de seus favores!
2. Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; / da sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
3. O Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. / Não nos trata como exigem nossas faltas / nem nos pune em proporção às nossas culpas.
4. Quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. / Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.
SEGUNDA LEITURA : (1Cor 3,16-23)
Leitura da primeira carta de Paulo aos Coríntios – Irmãos, 16acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. 18Ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus. – Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
EVANGELHO (Mt 5,38-48)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38”Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também à esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. – Palavra da salvação.
REFLEXÃO DA PALAVRA: DIANTE DE DEUS, TODA A INTELIGÊNCIA HUMANA É IMPERFEITA.
Quanto maior é esforço do homem na busca do conhecimento, maior a sensação de que ainda é ignorante diante dos desafios que se apresentam, e tanto maior se torna a sede do conhecimento para solucionar os problemas existenciais do dia a dia. A ciência, por si só, não consegue satisfazer a ânsia humana pela perfeição, pois ela em si não é perfeita, antes de tudo é necessário que seja complementada com o sentido da transcendência, inerente ao ser humano. Transcendência refere-se à relação espiritual com Deus, o criador supremo, algo que supera a razão humana, ultrapassa o sentido possível e a capacidade do conhecimento racional, possibilitando levar o ser humano, criatura, a ter uma espiritualidade encarnada.
Tal espiritualidade não é adquirida por meio de estudos científicos, mas pela abertura do coração aos mistérios de Deus, e esta abertura é dada pela fé presente no íntimo de cada um de nós; e esta fé, às vezes incubada, latente, é despertada pelo querígma, ou seja, o primeiro anúncio, o qual, em condições normais, seria o testemunho de fé dado pelos pais aos filhos, desde o momento em que vêm ao mundo e se inserem no seio familiar; uma família bem estruturada na fé é essencial, na construção de pessoas sadias e equilibradas, capazes de amar e servir ao próximo, condição tão importante para a construção de uma sociedade justa e fraterna.
O ato de amar o próximo, como exige a Lei, tem seu protótipo no amor a si mesmo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18); ninguém quer o mal contra si, por isso mesmo não deveria macular contra a vida do outro, já, o exemplo primeiro de santidade é o próprio Deus: “Sede santos, por que eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2); não há como falar de santidade para quem não possui fé, ou seja, para quem, preso à materialidade e à ciência, não transcende de si, pois não é capaz de conhecer a Deus e contemplar sua face no outro, este sempre estará fechado no seu eu. É neste sentido que a inteligência humana diante de Deus é inócua, sem efeito, pois não leva o homem a se realizar plenamente; em Deus, vida eterna e felicidade plena se confundem e, dissociado de Deus, o homem não pode ser plenamente feliz e não pode corroborar com sua ação criadora de forma mais efetiva. Assim como a morte é oposta à vida, a sabedoria temporal (deste tempo) é oposta à sabedoria divina: “A sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus” (1 Cor 3,19); insensato é aquele que não tem senso ou razão, reconhecer esta limitação, seria sinal de autêntica sabedoria, no entanto o conhecimento facilmente ensoberbece o coração do homem que não possui uma espiritualidade aprofundada, ou seja, quem não transcendeu de si mesmo. Louvar a Deus nada mais é do que reconhecê-lo soberano, provedor de toda a nossa existência, inclusive da ciência.
Em Jesus, santidade é sinônimo de perfeição, não em sentido absoluto do cabal, rigoroso, mas no sentido semântico da palavra: “per+feição”, ou seja, um movimento de proximidade em direção a um padrão de santidade que é o próprio Deus: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48); e quem pode negar a perfeição divina se não aquele que tem a ciência e o homem como único e verdadeiro Deus? A santidade é, portanto, um processo de conversão contínua que leva o fiel a uma assimilação a Deus construída ao longo da vida, por meio da oração; aliás, este é o objetivo da comunhão, tornar-se comum-união com e em Deus.
OREMOS: Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém!
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém!

2 comentários:

  1. Boa noite, Jesuel! A paz. Bela reflexão. Tenho muito interesse em me aprofundar em conhecimentos Teológicos / Filosóficos, por isso perguntei a vc sobre a Faculdade. Olhei no site dos Claretianos, e em Campinas eles só oferecem cursos a distância para essas duas áreas. Fora a PUC (que é inviável R$ rss) vc conhece alguma outra instituição que oferece um desses cursos em Campinas? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem Carlos.

    Fico feliz que gostou do blog; peço-lhe que divulgue a seus amigos e contatos; toda semana publico a reflexão da Palavra referente ao domingo que segue, participe sempre que puder, isto já será uma oportunidade de aprofundar seus e meus conhecimentos também.
    Infelizmente a PUC-Campinas ainda não entendeu a opção preferencial pelos pobres, daí eu concordar que o curso deles é inviável para os nossos leigos e leigas, já o Centro Universitário Claretiano, oferece o curso de Teologia EAD, é muito bom, também há o de Filosofia, de História, de Geografia; estes três últimos são licenciatura, ou seja, poderá dar aula; Teologia é Bacharelado, mais voltado para a pesquisa. Veja bem, se for do interesse de vocês da paróquia, podemos planejar uma Escola da Fé em parceria com o Ambiente de Formação Virtual de nossa Arquidiocese, é só partilhar com o Padre Moacir. Se for oportuno e viável, é só me retornar para conversar melhor sobre o assunto.

    Fraternal abraço, querido irmão.

    ResponderExcluir