quinta-feira, 16 de junho de 2011

FOLHETO DE MISSA - SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
19/06/2011 – Ano A – cor: branco
DIA NACIONAL DO MIGRANTE
Anim. Celebrando a Santíssima Trindade, reconhecemos que a nossa relação comunitária deve ser construída sob o exemplo da relação trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo; tal relacionamento não está fundado no debate, tampouco na disputa entre seus membros, tal como a relação humana se concebe, mas numa relação de plena comunhão e concórdia, sem que haja qualquer distinção entre as pessoas divinas, muito embora, cada qual seja único, o Pai está no Filho, e quem vê o Filho, vê o Pai, e do Pai e do Filho, podemos experimentar a presença e a ação do Espírito Santo.
1. ABERTURA (Hinário Litúrgico 2, p. 83, CD-Faixa 15)
1. Bendito sejas Tu, Senhor de nossos pais. És pródigo de graças, ó Senhor.
Glória ao Senhor, Criador para sempre! (bis)
2. Bendito sejas Tu, ó Verbo de Deus Pai; a morte que sofreste nos deu vida.
3. Bendito sejas Tu, Espírito de Deus, operas na Igreja a salvação.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. (Silêncio)  Confessemos os nossos pecados: T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vosdamos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a unidade onipotente. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. Deus se revela em nossa história; é a nossa história de salvação, que vai se desenvolve em etapas: a Criação, a redenção e a santificação. Atentos, ouçamos o que nos revela a Sagrada Palavra.
6. PRIMEIRA LEITURA (Ex 34,4b-6.8-9)
Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 4Moisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL (Dn 3, 52-56 – Faixa 16)
A vós louvor, honra e glória eternamente!*Honra e glória* eternamente!
1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. * Sede bendito, nome santo e glorioso. * No templo santo onde refulge a vossa glória. * E em vosso trono de poder vitorioso.
2. Sede bendito, que sondais as profundezas. * E superior aos querubins vos assentais. * Sede bendito no celeste firmamento. * Sede bendito no celeste firmamento.
8. SEGUNDA LEITURA (2 Cor 13,11-13)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios - 11Irmãos: alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Faixa 18)
Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém.
10. EVANGELHO (Jo 3,16-18)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. T. Glória a vós, Senhor.
P. 16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. HOMILIA (Vide reflexão da palavra neste blog) 
12. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, conscientes de que Deus Pai amou tanto o mundo, a ponto de enviar seu Filho para salvá-lo, elevemos nossas preces, movidos pelo Espírito Santo. Rezemos juntos: T. Fazei-nos viver na comunhão do amor!
1. Ó Deus Pai, fonte do amor e origem da vida, abençoai nossa comunidade de Todos os Santos e Mártires, sacramento de Cristo e serva do Espírito Santo aqui no Residencial Olímpia. Rezemos.
2 Derramai o vosso santo Espírito sobre o Pe. José Maria que hoje reza conosco a Santa Missa, também sobre o nosso pároco, Pe. Marco Antonio, para que seus ministérios sacerdotais sejam fecundos na evangelização. Rezemos.
3. Ajuda-nos a construir uma paróquia que seja realmente uma rede de comunidades que testemunhem a relação trinitária. Rezemos.
4. Conduza este povo que se reúne ao redor de vosso altar Senhor, por intermédio de Cristo, vosso Filho, e com a unção do Espírito Santo, ao interior de vosso coração. Rezemos.
5. Para que o vosso santo Espírito nos oriente a incluir todos excluídos deste Residencial Olímpia, a viver mais profundamente o mistério da comunhão trinitária. Rezemos.
6. Que os migrantes que aqui residem realizem o sonho de encontrar um lar, que tenham paz e tranqüilidade para testemunhar a missão que reservaste a eles em nossa comunidade. Rezemos. 
(Outras preces da comunidade)
P. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (Faixa 19)
1. Ó Trindade imensa e una, * Vossa força tudo cria; * Vossa mão que rege os tempos, antes deles existia.
2. Pai, da graça fonte viva, * Luz da glória de Deus Pai, * Santo Espírito da vida, * que no amor os enlaçais.
3. Só por vós, Trindade Santa, suma origem, todo bem, Todo ser, toda beleza, toda vida se mantém.
4. Nós os filhos adotivos, pela graça consagrados, nos tornemos templos vivos, a vós sempre dedicados.
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Senhor nosso Deus, pela invocação do vosso nome, santificai as oferendas de vossos servos e servas, fazendo de nós uma oferenda eterna. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Prefácio - Missal Romano,  p. 380)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor, nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com vosso Filho único e o Espírito Santo sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de vossa glória atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade. Unidos à multidão dos anjos e dos santos, nós vos aclamamos, jubilosos, cantando (dizendo) com toda a Igreja a uma só voz: T. Santo,Santo, Santo...
P. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito. T. Santificai e reuni o vosso povo!
P. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé! T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
P. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
P. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Marcos, O Evangelista, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença. T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
P. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Bruno, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
P. Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. T. A todos saciai com vossa glória!
P. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. T. Amém.
17. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Aju­dados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, en­quanto, vivendo a esperança, aguar­damos a vinda do Cristo Salvador. T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
18. CANTO DE COMUNHÃO (CD-Faixa 20)
1. Deus eterno a vós louvor! * Glória a vossa Majestade! * Anjos e homens com fervor, * vos adoram, Deus Trindade. * /:Cante a terra com amor! * Santo, Santo é o Senhor:/
2. Pai Eterno, a criação * que tirastes vós do nada, * repousando em vossa mão, * um acorde imenso brada: * /: quem me fez foi vosso amor, * glória a vós, Pai Criador!:/
3. Filho eterno, nosso irmão, * vossa morte deu-nos vida, * vosso sangue, salvação. * Toda a Igreja, agradecida, * /:louva, exalta a vós, Jesus, * glória canta a vossa cruz!:/
4. Deus Espírito, Sol de amor, * procedeis do Pai, do Filho. * Vossos dons sempre mandais * a nós pobres que cantamos. * /: Santo, Santo é o Senhor, * Uno e Trino, Deus de amor.:/
19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Possa valer-nos, Senhor nosso Deus, a comunhão no vosso sacramento, ao proclamarmos nossa fé na Trindade eterna e santa, e na sua indivisível unidade. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Missal Romano, p. 525)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Deus vos abençoe e vos guarde. T. Amém.
P. Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós. T. Amém.
P. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL (Hinário Litúrgico 3, p. 411 / Cantos e Orações-631)
Povos todos, louvai ao Senhor, Exaltemos, juntos, seu nome e seu louvor!
1. As maravilhas do poder de Deus, por toda a terra, clamam para nós: que ele é grande, onipotente! Louvado seja o Deus da criação!
2. As maravilhas do amor de Deus, por toda a história, clamam para nós: que ele é bondade, misericórdia! Louvado seja o Deus da Salvação!

22. canto final – oPCIONAL: Ó Trindade (Hinário Litúrgico 3, p. 295 / Cantos e Orações-384)

Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação.
1. Contra toda tentação da ganância e do poder, nossas bocas gritem juntas // a palavra do viver!//
2. Na montanha, com Jesus, no encontro com o Pai, recebemos a mensagem: // “Ide ao mundo e o transformai!”//

 

Músicas: CD Festas Litúrgicas I (Ed. Paulus ) / Cantos e Orações  (Ed. Vozes)


Na próxima quinta-feira, Festa de Corpus Christi, não deixe de participar das celebrações em sua paróquia ou comunidade.

LEITURAS DA SEMANA: de 20 a 26 de Junho de  2011
2ª-:Gn 12, 1-9; Sl 32 (33), 12-13. 18-19. 20 e 22 (R/. 12b); Mt 7, 1-5
3ª-: Gn 13, 2.5-18; Sl 14 (15), 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R/. 1b); Mt 7, 6.12-14
4ª-: Gn 15, 1-12.17-18; Sl 104 (105), 2-3. 3-4. 6-7. 8-9 (R/. 8a); Mt 7, 15-20
5ª-: Corpus Christi Dt 8, 2-3.14b-16a;Sl 147 (147B), 12-13. 14-15. 19-20 (R/. 12a); 1Cor 10, 16-17; Jo 6, 51-58
6ª -: Is 49, 1-6; Sl 138 (139), 1-3. 13-14ab. 14c 15 (R/. 14a); At 13, 22-26; Lc 1, 57-66.80 
Sab-: Gn 18, 1-15; Cânt.: Lc 1, 46-47. 48-49. 50 e 53. 54-55 (R/. cf. 54b); Mt 8, 5-17
13º DOM.TC 2Rs 4, 8-11.14-16ª; Sl 88 (89), 2-3. 16-17. 18-19 (R/.2a); Rm 6, 3-4.8-11; Mt 10, 37-42

Nenhum comentário:

Postar um comentário