segunda-feira, 6 de junho de 2011

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS - AULA 1

Paróquia São Marcos, O Evangelista
Formação de Catequista
04/06/2011
"Estamos com a juventude que procura fazer do mundo uma casa para todos"

1. O que é catequese?

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...
A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.
Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catecismo".
A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente. Os Bispos da América Latina reunidos em Santo Domingo (1992) nos disseram": "Damos graças a Deus pelos esforços de tantos e tantas catequistas que cumprem seu serviço eclesial com sacrifício, selado, às vezes, com suas vidas. Contudo, devemos reconhecer como pastores que ainda há muito por fazer.
Existe ainda muita ignorância religiosa, a catequese não chega a todos e muitas vezes chega em forma superficial, incompleta quanto a seus conteúdos, ou puramente intelectual, sem força para transformar a vida das pessoas e de seus ambientes" (DSD, 41). Todo cristão que aceita Cristo por inteiro, esse é o verdadeiro cristão balizado, ele é responsável, em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família. Para tanto, tem uma maturidade cristã de fé e de amor ao próximo e à Igreja.
Fonte: Disponível em: http://www.catequisar.com.br/texto/catequista/doc/52.htm - Acesso em 03 jun 2011 às 23h25min.

2. Natureza e finalidade da catequese

Por ser educação orgânica e sistemática da fé, a catequese se concentra naquilo que é comum para todo cristão, educa para a vida de comunidade, celebra e testemunha o compromisso com Jesus. Ela exerce, portanto, ao mesmo tempo, as tarefas de iniciação, educação e instrução (cf DGC 68). É um processo de educação gradual e progressivo, respeitando os ritmos de crescimento de cada um.
A catequese possui forte dimensão antropológica. E, por isso, ela precisa assumir as angústias e esperanças das pessoas, para oferecer-lhes as possibilidades da libertação plena trazida por Jesus Cristo. Nesta perspectiva, as situações históricas e as aspirações autenticamente humanas são, portanto, parte indispensável do conteúdo da catequese. Elas devem ser interpretadas seriamente, dentro de seu contexto, à luz das experiências vivenciais do povo de Israel, de Cristo e da comunidade eclesial, na qual o Espírito de Cristo ressuscitado vive e opera continuamente (cf Medellín, Cat. 6; CR 70, 116).
A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando ao conhecimento, à acolhida, à celebração e vivência do mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo que nos revela o Pai e o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo (cf DGC 80-81; Catecismo 426-429) e à participação em sua missão.
A dimensão eclesial é essencial na fé cristã: cada batizado professa individualmente a fé, explicitada no Credo apostólico chamado “Símbolo”, pois manifesta a identidade de nosso compromisso cristão. Mas cada um recebe, professa, alimenta e vive essa fé na Igreja e através dela. “O Creio e o Cremos se implicam mutuamente. Ao fundir a sua confissão com a confissão da Igreja, o cristão é incorporado à sua missão: ser sacramento de salvação para a vida do mundo. Quem proclama a profissão de fé assume compromissos que, não poucas vezes, atrairão a perseguição. Na história cristã, os mártires são os anunciadores e as testemunhas por excelência” (DGC n º 83).
Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/catequista/doc/23.htm - Acesso em 03 jun 2011 às 23h38min.

3. Oração do catequista

Senhor, chamaste-me a ser Catequista na Tua Igreja e na minha Paróquia.

Confiaste-me a missão de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado, de testemunhar,
com a minha vida, os valores do Evangelho.
É pesada, Senhor, a minha responsabilidade,
mas confio na Tua graça.
Faz-me Teu instrumento para que venha o Teu Reino,
Reino de amor e de Paz, de Fraternidade e Justiça.
Amém!

4. Fórum de discussões em grupo

1. No parágrafo 426 do Catecismo da Igreja Católica consta: Cristo é a centralidade da Catequese. Discuta em grupo o que significa catequizar?



2. “Na catequese, é cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus que é ensinado – todo o resto está em relaçãocom ele; e somente Cristo ensina; todo outro que ensine, fá-lo na medida em que é seu porta-vos” (CatIC 427).
Diante deste fragmento extraído do Catecismo da Igreja, qual a postura que os catequistas devem assumir na prática de ensinar aos catequizandos?



3. “A catequese possui forte dimensão antropológica” (in Natureza e finalidade da catequese – 2º parágrafo).
Discuta com o grupo, como, nos dias atuais, marcado por uma forte secularização na sociedade, podemos apresentar Jesus como uma proposta de libertação, a fim de que este anúncio seja de fato uma catequese eficaz e perene?

Nenhum comentário:

Postar um comentário