quarta-feira, 1 de junho de 2011

FOLHETO DE MISSA - DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Domingo da Ascensão do Senhor – ANO A – 05/06/2011
Cor: branco
Anim. Celebramos hoje a Ascensão de nosso Senhor à glória, exaltação do poder de Jesus, a quem toda a autoridade foi dada no céu e sobre a terra. Sendo também o Dia Mundial das Comunicações So­ciais, rezemos para que os meios de comunicação da nossa Igreja cumpram seu papel e tenham condições para isso e que estejam sempre a serviço da verdade, do anúncio e da autenticidade da vida na era digital. Assim estarão a serviço da paz.
1. ACOLHIDA (Faixa 11)
O Senhor foi preparar * um lugar para nós no céu!
1. Ó varões galileus, que estais no céu a olhar? Aleluia! * O Jesus que subiu ao céu, deve, depois, voltar! Aleluia!
2. Entre cantos e hinos triunfais se eleva o Senhor! Aleluia! * Cante a terra e o mar, também, Cristo é vencedor! Aleluia!
3. Glorioso, à direita do Pai, sentou-se Jesus! Aleluia! * Que nos foi preparar o céu, reino de eterna luz! Aleluia!
4. Ó Jesus, nosso Rei e Senhor, que subis para os céus! Aleluia! * Não deixeis os cristãos a sós: dai-nos o dom de Deus! Aleluia!
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Silêncio)
P. Senhor, que subindo ao céu, nos presenteastes com o dom do Espírito Santo, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa palavra, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, Rei do Universo e senhor dos séculos, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P.Oremos (silêncio): Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. Ouçamos as leituras deste domingo, deixando que elas elevem os nossos corações ao Pai, por meio de Cristo nosso Senhor.
6. PRIMEIRA LEITURA (At 1,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos. - 1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?” 7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL 46/47 (Faixa 2)
Por entre aclamações Deus se elevou, * o Senhor subiu ao toque da trombeta.
1. Povos todos do universo, batei palmas, * gritai a Deus aclamações de alegria! * Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, * o soberano que domina toda a terra.
2. Por entre aclamações Deus se elevou, * o Senhor subiu ao toque da trombeta. * Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, * salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
3. Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, * ao som da harpa acompanhai os seus louvores! * Deus reina sobre todas as nações, * está sentado no seu trono glorioso.
8. SEGUNDA LEITURA (Ef 1, 17-23)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios - Irmãos, 7o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. -Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Faixa 3)
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos: * Convosco estarei todos os dias, diz Jesus.
10. EVANGELHO (Mt 28,16-20)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. HOMILIA (Vide Reflexão da Palavra neste blog)
12. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, /subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, em nome de Cristo glorioso, elevemos ao Pai nossas preces, suplicando-lhe: T. Pela glória de Cristo, fazei-nos viver na comunhão.
1. Pai Santo, por vosso Filho Glorioso, renovai em vossa Igreja o compromisso com a missão.
2. Iluminai nossa paróquia, para que vossa Palavra seja anunciada com a força de se Espírito Santo.
3. Protegei os leigos cristãos de nossa paróquia na missão de serem sal e luz do mundo em que vivem.
4. Que a comunicação social esteja em função da verdade, do anúncio e da autenticidade de vida na era digital.
5. Derramai vosso Espírito sobre todos os jovens de nossa paróquia, em especial àqueles que ainda não se encontraram contigo.
6. Fazei que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos aproxime os que têm em Cristo o fundamento da fé e o horizonte da vida. (outras preces da comunidade)
P. Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
14 APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (Faixa 8)
Cristo é o dom do Pai * que se entregou por nós! * Aleluia, ale­luia! * Bendito seja o nosso Deus!
1. Dai graças a Deus, pois ele é bom; * eterno por nós é seu amor.
2. Coragem e força ele nos dá, * fazendo-se nosso Salvador.
3. Eu não morrerei, mas viverei, * e, assim, louvarei o meu Senhor.
15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso Filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I (Prefácio da Ascensão do Senhor I - Missal Romano, p. 426)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. 
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai, santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vencendo o pecado e a morte, vosso Filho Jesus, Rei da Glória, subiu hoje ante os anjos maravilhados ao mais alto dos céus. E tornou-se o mediador entre vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida, juiz do mundo e senhor do universo. Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal, e aclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz: T. Santo, Santo, Santo...
P. Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis V estas oferendas apresentadas ao vosso altar. T. Abençoai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo vosso servo, o Papa Bento, por nosso Bispo..., e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos. T. Conservai a vossa Igreja sempre unida.
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas..., e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em vos servir. Eles vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam. T. Lembrai-vos, ó Pai, de vossos filhos!
P. Em comunhão com toda a Igreja, celebramos o dia santo em que vosso Filho único elevou à glória da vossa direita a fragilidade da nossa carne. Veneramos também a sempre Virgem Maria e seu esposo São José, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André... e todos os vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a vossa proteção. T. Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!
P. Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos vossos servos e de toda a vossa família; dai-nos sempre a vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os vossos eleitos. Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo vosso Filho e Senhor nosso. T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P. Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão em suas mãos, elevou os olhos a vós, ó Pai, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé! T. Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
P. Celebrando, pois, a memória da paixão do vosso Filho, da sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, vossos servos, e também vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e dos dons de Melquisedeque. Nós vos suplicamos que ela seja levada à vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas N. e N. que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. E a todos nós pecadores, que confiamos na vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estevão, Matias e Barnabé... e todos os vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso. T. Concedei-nos o convívio dos eleitos!
P. Por ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. T. Amém.
17. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso ...
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
18. CANTO DE COMUNHÃO - Salmo 68/67 (Faixa 5)
Ressuscitei, Senhor, * contigo estou, Senhor, * teu grande amor, Senhor, * de mim se recordou, * tua mão se levantou, * me libertou!
1. Meu coração penetras * e lês meus pensamentos, * se luto ou se descanso, * tu vês meus movimentos, * de todas as minhas palavras, * tu tens conhecimento.
2. Quisesse eu me esconder * do teu imenso olhar, * subir até o céu, * na terra me entranhar, * atrás do horizonte, * lá, iria te encontrar!
3. Por trás e pela frente * teu ser me envolve e cerca, * o teu saber me encanta, * me excede e me supera, * tua mão me acompanha * me guia e me acoberta!
4. Se a luz do sol se fosse, * que escuridão seria! * Se as trevas me envolvessem, * o que adiantaria? * Pra ti, Senhor, a noite * é clara como o dia!
19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.  T. Amém.
20. AVISOS IMPORTANTES
·       45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS – TEMA: “VERDADE, ANÚNCIO E AUTENTETICIDADE DE VIDA NA ERA DIGITAL”
·       PRÓXIMO DOMINGO, FESTA DE PENTECOSTES – PREPARAR A CELEBRAÇÃO FESTIVA E SOLENE, FAZENDO REFERÊNCIAS AOS DONS DO ESPÍRITO SANTO E AO NASCIMENTO DA IGREJA DE CRISTO.
21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Missal Romano, p. 523)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Que Deus todo-poderoso vos abençoe no dia de hoje, quando o seu Filho penetrou no mais alto dos céus, abrindo o caminho para a vossa ascensão. T. Amém.
P. Deus vos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discípulos após a ressurreição, vos apareça em sua eterna benevolência quando vier na sua glória. T. Amém.
P. E vós, crendo que Cristo está sentado à direita do Pai em sua glória, possais experimentar a alegria de tê-lo convosco até o fim dos tempos, conforme a sua promessa. T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
22. CANTO FINAL (CO, Nº795)
1. Quero ouvir teu apelo, Senhor, * ao teu chamado de amor responder. * Na alegria te quero servir, * e anunciar o teu Reino de Amor!
E pelo mundo eu Vou, cantando teu Amor, * pois disponível estou, * para servir-te Senhor! (bis)
2. Dia a dia, tua graça me dás, * nela se apóia o meu caminhar. * Se estás a meu lado, Senhor, * o que, então, podereis eu temer?
Músicas: Hinário Litúrgico 2 - CD Liturgia XVI - Ed. Paulus / Cantos e Orações - Ed. Vozes
LEITURAS DA SEMANA: de 6 a 12 de Junho de  2011
2ª-: At 19, 1-8; Sl 67 (68), 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R/. 33a); Jo 16, 29-33
3ª-: At 20, 17-27; Sl 67 (68), 10-11. 20-21 (R/. 33a); Jo 17, 1-11a
4ª-: At 20, 28-38; Sl 67 (68), 29-30. 33-34. 35-36 (R/. 33a); Jo 17, 11b-19
5ª-: At 22, 30; 23-6-11; Sl 15(16), 1-2a e 5.7-8.9-10.11 (R/. 1); Jo 17, 20-26
6ª-: At 25, 13b-21; Sl 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab (R/. 19a); Jo 21, 15-19
Sáb: At 11, 21b-26; 13, 1-3; Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R/. 2b); Mt 10, 7-13
Dom. PENTECOSTES At 2, 1-11; Sl 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34 (R/. cf. 30); 1Cor 12, 3b-7.12-13;  Jô 20, 19-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário