sábado, 13 de agosto de 2011

EVANGELHO DO DIA 13/08/2011


EVANGELHO DO DIA
13/08/2011 - SÁBADO

SÃO PONCIANO, PAPA E SANTO HIPÓLITO, PRESBÍTERO
MÁRTIRES

Ponciano 18º papa
Papa São Ponciano (em latim, Pontianus) foi Papa de 21 de Julho de 230 a 29 de Setembro de 235.
Durante seu pontificado, o cisma de Hipólito chegou ao fim. Ponciano e outros líderes da igreja, entre eles Hipólito, foram exilados pelo imperador Maximino Trácio para a Sardenha e em consequência, ele renunciou ao papado no dia 25 ou 28 de Setembro de 235. É desconhecido quanto tempo ele viveu exilado, mas sabe-se que ele morreu de esgotamento, graças ao tratamento desumano nas minas da Sardenha, onde trabalhava. De acordo com a tradição, morreu na ilha de Tavolara.
Sua festa foi celebrada dia 19 de Novembro, mas atualmente é celebrada junto com a de seu rival Hipólito, em 13 de Agosto.
O martírio de Santo Hipólito
De acordo com a versão lendária de Prudêncio
(Paris, séc. XIV)
Hipólito de Roma foi o mais importante teólogo do século III d.C. na Igreja antiga em Roma, onde ele provavelmente nasceu. Fócio o descreveu em sua Bibliotheca (cód. 121) como sendo um discípulo de Ireneu, que acredita-se ter sido discípulo de Policarpo e, pelo contexto da passagem, supõe-se que o próprio Hipólito assim se considerava. Porém, é duvidoso se esta afirmação de Fócio é verdadeira. Ele entrou em conflito com os papas de sua época e parece ter sido líder de um grupo cismático como um bispo rival de Roma. Por isto, ele é considerado como o primeiro Antipapa. Ele se opôs aos bispos de Roma que afrouxaram as regras de penitência para acomodarem um grande número de novos convertidos da religião pagã. Porém, muito provavelmente ele já estava reconciliado com a Igreja quando morreu como mártir.
Ele é a pessoa que à quem usualmente chamamos de Santo Hipólito. Porém, iniciando no século IV d.C., várias lendas surgiram sobre ele, identificando-o como um padre do cisma novaciano ou um soldado convertido por São Lourenço. Ele também é muitas vezes confundido com um mártir de mesmo nome.

Fonte: Wikipédia

OREMOS: Ó Deus, que a admirável constância dos mártires Ponciano e Hipólito faça crescer em nós o vosso amor e mantenha em nossos corações uma fé sempre firme. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Evangelho: Mateus 19,13-15
"Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o reino dos céus" (Mt 19,14)

Por Dom Bruno Gamberini, arcebispo metropolitano de Campinas/SP
Participação de Mons. João Luiz Fávero, Vigário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário