quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FOLHETO DE MISSA - XX DOMINGO DO TEMPO COMUM


FOLHETO DE MISSA
DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A – 14/08/2011
verde / glória / creio – IV semana do saltério

Vocação: A Família, célula da Igreja; pai, sacerdote do lar


Anim. Com Jesus, a salvação é estendida a todo o universo, e consequentemente à humanidade, superando as limitações de fronteiras, culturas e de etnias; limites que o homem mesmo cria e mantém; o que impõe obstáculos ao pleno desenvolvimento da vida e da liberdade. Neste contexto social, adverso à pregação da Palavra e a vontade de Deus, a família ocupa uma importância maior, é ela que, mantendo-se estável, centrada na figura do pai e da mãe, sacerdotes do lar, poderá transformar a sociedade em conformidade com o projeto de Jesus.
1. ABERTURA: Salmo 85/86 (Faixa 1)
Deus, nosso Pai protetor. Dá-nos hoje um sinal de tua graça! Por teu Ungido, ó Senhor, estejamos pra sempre em tua casa!
1. Ó Senhor, põe teu ouvido bem aqui, pra me escutar. Infeliz eu sou e pobre, vem depressa me ajudar! Teu amigo eu sou, tu sabes, só em ti vou confiar.
2. Compaixão de mim, Senhor! Eu te chamo, noite e dia. Vem me dar força e coragem e aumentar minha alegria. Eu te faço minha prece, pois minh’alma em ti confia.
3. Tu és bom e compassivo e a quem pede, dás perdão. Dá ouvidos a meus pedidos: meu lamento é oração. Na hora amarga eu te procuro, sei que não te chamo em vão.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém!
P. O Deus da esperança, que vos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
(Silêncio)
P. Senhor, que viestes procurar quem estava perdido, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós!
P. Cristo, que viestes dar a vida em res­gate de muitos, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós!
P. Senhor, que congregais na unidade os vossos filhos e filhas dispersos, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós!
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém!
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém!
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém!
Com. Não condiz com a prática de Jesus, desprezar os que são diferentes do modelo de perfeição pensado pela sociedade; o estrangeiro, assim como o idoso, a mulher, a criança, os que possuem alguma deficiência, todos estão incluídos na dignidade de filhos e filhas de Deus, e assim devem ser respeitados. Ouçamos o que nos diz a Palavra.
6. PRIMEIRA LEITURA: Isaías 56,1.6-7
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus!
7. SALMO RESPONSORIAL 66/67 (Hinário Litúrgico 3, p. 138-139 – Faixa 2)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!
1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão e guiais em toda a terra as nações.
3. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe e o respeitem os confins de toda a terra!
8. SEGUNDA LEITURA: Romanos 11,13-15.29-32
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos: 13A vós, cristãos vindos do paganismo, eu digo: enquanto eu for apóstolo dos pagãos, honrarei o meu ministério, 14na esperança de despertar ciúme nos da minha raça e, assim, salvar alguns deles. 15Se a rejeição deles foi reconciliação para o mundo, o que não será a admissão deles! Será como passagem da morte para a vida! 29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30Outrora, vós fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia, em consequência da desobediência deles. 31Assim são eles agora os desobedientes, para que, em consequência da misericórdia usada convosco, alcancem finalmente misericórdia. 32Com efeito, Deus encerrou todos os homens na desobediência, a fim de exercer misericórdia para com todos. -Palavra do Senhor. T. Graças a Deus!
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Faixa 6)
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Jesus Cristo pregava o Evangelho, a boa notícia do Reino; e curava seu povo doente de todos os males, sua gente!
10. EVANGELHO: Mateus 15,21-28
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós!
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor!
P. Naquele tempo, 21Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde esse momento sua filha ficou curada. - Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém!
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, elevemos a Deus Pai, nossas humildes preces, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Rezemos:
T. Senhor, filho de Davi, tem piedade de nós.
1. Iluminai a Santa Igreja, para que, em Cristo, reúna todos os povos numa única família.
2. Despertai lideranças que promovam a justiça e a paz verdadeira.
3. Abençoai as famílias, para que possam enfrentar o desafio da educação dos filhos.
4. Fortalecei os laços conjugais com a felicidade que brota da fidelidade.
5. Ajudai a todos os que trabalham na Pastoral do matrimônio.
P. Encerremos nossas preces suplicando a Jesus, Mediador da fé e autor da vocação:
T. Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (CD Liturgia VI - Faixa 23)
1. A mesa santa que preparamos, mãos que se elevam a Ti, ó Senhor. O pão e o vinho, frutos da terra, duro trabalho, carinho e amor: Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Ô, ô recebe, Senhor!
2. Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa, a nossa dor vem, Senhor, transformar! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Ô, ô, recebe, Senhor!
3. A vida nova, nova família, que celebramos aqui tem lugar. Tua bondade vem com fartura, é só saber reunir, partilhar. Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Ô, ô, recebe, Senhor!
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs...
T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Acolhei, ó Deus, estas nossas oferendas, pelas quais entramos em comunhão convosco, oferecendo-vos o que nos destes, e recebendo-vos em nós. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V (Missal Romano, p.495)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Nosso Senhor Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. É justo e nos faz todos ser mais santos louvar a vós, ó Pai, no mundo inteiro, de dia e de noite, agradecendo com Cristo, vosso Filho, nosso irmão. É ele o sacerdote verdadeiro que sempre se oferece por nós todos, mandando que se faça a mesma coisa que fez naquela ceia derradeira. Por isso, aqui estamos bem unidos, louvando e agradecendo com alegria, juntando nossa voz à voz dos anjos e à voz dos santos todos, pra cantar (dizer):
T. Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
CP. Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele,
CC. mandai vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.
T. Mandai vosso Espírito Santo!
Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apóstolos, Jesus, tendo o pão em suas mãos, olhou para o céu e deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Tudo isto é mistério da fé!
T. Toda vez que se come deste Pão, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta.
P. Recordamos, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão; nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, pra sermos um só povo em seu amor.
T. O Espírito nos una num só corpo!
1C. Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.
T. Caminhamos na estrada de Jesus!
2C. Dai ao Santo Padre, o Papa Bento XVI ser bem firme na Fé, na caridade e a (...), que é bispo desta Igreja, muita luz pra guiar o seu rebanho.
T. Caminhamos na estrada de Jesus!
3C. Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, Mãe de Deus e da Igreja, os apóstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.
T. Esperamos entrar na vida eterna!
4C. A todos que chamastes para outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da fé, abrindo vossos braços, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes.
T. A todos dai a luz que não se apaga!
CP. E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai força para construirmos juntos o vosso reino que também é nosso.
CP ou CC. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T. Amém.
16. CANTO DE COMUNHÃO (CD Liturgia VI - Faixa 27)
1. É bom estarmos junto à mesa do Senhor e, unidos na alegria, partir o pão do amor.
Na vida caminha quem come deste pão não anda sozinho, quem vive em comunhão.
2. Embora sendo muitos, é só um o nosso Deus. Com ele vamos juntos, seguindo os passos seus.
3. Formamos a Igreja, o Corpo do Senhor, que em nós o mundo veja a luz do seu amor.
4. Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu, porém, nos dá agora o próprio Filho seu.
17. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Unidos a Cristo por este sacramento, nós vos imploramos, ó Deus, que, assemelhando-nos a ele aqui na terra, participemos no céu da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém!
19. ORAÇÃO A SÃO MARCOS, O EVANGELISTA
T. Ó Deus, que concedestes a São Marcos, o Evangelista, a glória de proclamar a Boa-nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Vamos em paz e o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL (Hinário Litúrgico 3, p. 441; Cantos e Orações-795)
1. Quero ouvir teu apelo, Senhor, * ao teu chamado de amor responder. * Na alegria te quero servir, * e anunciar o teu Reino de Amor!
E pelo mundo eu Vou, cantando teu Amor, * pois disponível estou, * para servir-te Senhor! (bis)
2. Dia a dia, tua graça me dás, * nela se apóia o meu caminhar. * Se estás a meu lado, Senhor, * o que, então, podereis eu temer?
Músicas: CD Liturgia VII (Ed. Paulus) / CO - Cantos e Orações (Ed. Vozes)
16 a 21 de agosto de 2011
Jornada Mundial da Juventude - Madri
LEITURAS DA SEMANA: de 15 a 21 de Agosto de 2011
2ª feira: Jz 2, 11-19; Sl 105 (106), 34-35. 36-37. 39-40. 43ab e 44 (R/. 4a); Mt 19, 16-22
3ª feira: Jz 6, 11-24ª; Sl 84 (85), 9. 11-12. 13-14 (R/. 9b); Mt 19, 23-30
4ª feira: Jz 9, 6-15; Sl 20 (21), 2-3. 4-5. 6-7 (R/. 2a); Mt 20, 1-16ª
5ª feira: Jz 11, 29-39ª; Sl 39 (40), 5. 7-8a. 8b-9. 10 (R/. cf. 8a e 9a); Mt 22, 1-14
6ª feira: Rt 1, 1.3-6.14b-16.22; Sl 145 (146), 5-6. 7. 8-9a. 9bc-10 (R/. 2a); Mt 22, 34-40
Sábado: Rt 2, 1-3.8-11; 4, 13-17; Sl 127 (128), 1-2. 3. 4-5 (R/. 4); Mt 23, 1-12
Domingo (21º TC) - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA: Ap 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab; Sl 44 (45), 10bc. 11 e 12ab e 16 (R/. 10b);  1Cor 15, 20-27ª; Lc 1, 39-56 (Cântico de Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário