quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REFLEXÃO DA PALAVRA: I DOMINGO DO ADVENTO - 28/11/2010

REFLETINDO A PALAVRA

1ª Leitura: Isaías 2,1-5
Salmo Responsorial: 121(122)
2ª Leitura: Romanos 13,11-14
Evangelho: Mateus 24,37-44 

KAYRÓS: “HORA DE DESPERTAR” (Rm  13,11)

Atentar aos sinais dos tempos está bem além de uma simples e superficial inteiração dos fatos extraordinários que se transmitem de forma sensacionalista na mídia atual. A simples posição de expectador é insuficiente para que se forme um cidadão pleno, com condições de absorver a informação recebida e emitir juízo destas informações, dos acontecimentos de nossa história, ou seja, discerni-los como sinais dos tempos.
A leitura de Isaías irá resgatar a temática da paz, não a paz no seu sentido reduzido de tranqüilidade, de não compromisso com o outro, mas o “shalom”, a paz na sua plenitude. Aqueles que se dizem convertidos a Deus, deve lutar por uma cultura de paz, de não violência e de promoção à vida, em primeiro plano à vida do outro; a minha vida deve ser instrumento de libertação, por isso o Senhor lembra àquele que, querendo preservar sua própria vida irá a perderá (cf. Mt 10,39.16,25; Mc 8,35; Lc 9,24.17,33), ao mesmo passo que, Isaías nos propõe transformar as armas em instrumentos de trabalho (Is 2,4). No mundo civilizado, não deveria mais ter espaço para atitudes como a das duas Coréias, apesar de divididas do ponto de vista da Ideologia política, ainda são parte de um mesmo povo, de uma mesma etnia; atitudes como esta, sem querer fazer apologia a qualquer dos lados, revelam a humanidade ainda no pecado e distante do Criador, ainda impregnada de soberba, considera-se maior do que Deus.

O Arcanjo Gabriel anuncia à Santa Maria que ela conceberá e dará luz a Jesus de Nazaré, Filho do Altíssimo. Arte sacra cristã: Pintura em madeira por Robert Campin, c. 1420-1440, Bruxelas. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento - Acesso em 25 Nov. 2010 às 07hs27min.
Por isso mesmo, a exortação de São Paulo: “... pois já é hora de despertar” (Rom 13,11), lembrando a referência a Isaias (26,19.60,1), também presente na Carta aos Efésios (5,14): “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”. Há uma preocupação latente com o despertar da fé a partir do discer2nimento acerca dos últimos acontecimentos, os quais apontariam para um fim escatológico, ou seja, para o juízo final. Mas antes de pensar no fim, o cristão deve optar por uma vida de radical seguimento ao Evangelho, o qual, por sua vez, reforça este apelo à preparação do inevitável: a hora em que o Filho do Homem virá. Cristo, o Verbo Divino que se encarna, fazendo-se homem, conforme Santo Irineu: “para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus” (Adv. Haer., III,19,1 in CIC-460). Com a manifestação do Cristo, os homens tende a ser cristianizados, mediante a livre escolha no seguimento e uma relação de profunda amizade com Ele.
Oremos: Ó Deus todo-poderosos, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos a sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Um ótimo Advento a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário