sábado, 10 de setembro de 2011

FOLHETO CELEBRAÇÃO DA PALAVRA - XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - 11/09/2011


CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - 11/09/2011
(verde, Glória, Creio, IV Semana do Saltério)
_________________________________________________________________________________
Anim. Hoje, Jesus nos ensina a sermos misericordiosos como nosso Pai do Céu é misericordioso. O perdão não é mera formalidade, mas uma atitude fundamental pela qual o ser humano se torna intimamente semelhante a Deus, aperfeiçoando-se, pela graça, enquanto imagem de Cristo. Isso nos torna dispostos a perdoar, o que constitui um dado fundamental da fé, pois quem não é capaz de perdoar, não é capaz de viver em comunhão, portanto, não é capaz de crer e obedecer a Cristo. Com fervor iniciemos nossa celebração, cantando:
1. ABERTURA
A Bíblia é a Palavra de Deus / semeada no meio do povo, /
 que cresceu, cresceu e nos transformou,/  ensinando-nos viver um mundo novo.
1. Deus é bom, nos ensina a viver. Nos revela o caminho a seguir. /
Só no amor partilhando seus dons, sua presença iremos sentir.
2. Somos povo, o povo de Deus, e formamos o Reino de irmãos. /
E a Palvra que é viva nos guia e alimenta a nossa união
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja conosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Silêncio)
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha com­pai­xão de nós, perdoe os nossos pe­cados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo coração. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. Ouçamos as leituras deste domingo, dispostos a sermos transformados pelo mandamento do amor, o que implica o dom do perdão. Assim, seremos no mundo instrumentos a serviço da reconciliação.
6. PRIMEIRA LEITURA (Eclo 27,33-28,9)
Leitura do Livro do Eclesiástico - 33O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. 28,1Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. 2Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. 3Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? 5Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para os seus pecados? 6Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos. 8Pensa nos mandamentos, e não guardes rancor ao teu próximo. 9Pensa na aliança do Altíssimo, e não leves em conta a falta alheia! - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL 102/103
O Senhor é bondoso, compassivo e carinhoso.
1. Bendize, ó minh’alma, ao Senhor e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
2. Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
3. Não fica, sempre, repetindo as suas queixas nem guarda, eternamente, o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
4. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
8. SEGUNDA LEITURA (Rm 14,7-9)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos: 7Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
Eu lhes dou este novo mandamento, nova ordem, agora, eu lhes dou, que se amem vocês mutuamente, como eu os amei, diz o Senhor!
10. EVANGELHO (Mt 18,21-35)
P. O Senhor esteja conosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.  24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo; e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo; e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Ao nosso Pai misericordioso, que, por meio de seu Filho Jesus Cristo, nos ensinou a amar e perdoar, dirijamos confiantes as nossas preces, rezando juntos: T. Ouvi, Senhor, o clamor do vosso povo!
1. Ó Deus de bondade, iluminai a Igreja, para que seja um sinal eficaz de reconciliação e de paz.
2. Suscitai no coração dos povos e dos governantes a compaixão que brota do amor.
3. Conduzi pelos caminhos da fraternidade os corações endurecidos pelo ódio.
4. Ajudai a humanidade a combater o terrorismo, por meio de um diálogo eficaz entre as nações.
5. Dai aos povos em guerra a graça do perdão, que traz a reconciliação. T. Ouvi, Senhor, o clamor do vosso povo!
6. Infundi em todos os corações a ternura que brota da compaixão.
P. Tudo isso nós vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
1. As mesmas mãos que plantaram a semente aqui estão. O mesmo pão que a mulher preparou aqui está. O vinho novo que a uva sangrou jorrará no nosso altar.!
A liberdade haverá, a igualdade haverá e nesta festa onde a gente é irmão o Deus da vida se faz comunhão! (bis)
2. Na flor do altar brilha o sonho da paz mundial. A luz acesa é fé que palpita hoje em nós do livro aberto o amor se derrama total no nosso altar!
3. Benditos sejam os frutos da terra de Deus, benditos sejam o trabalho e a nossa união. Bendito seja Jesus que conosco estará além do altar!
14. RITO DE LOVOR
P. Graças e louvores sejam dados a todo o momento T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! (3x)
P. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. T. Como era no princípio agora e sempre, amém!
P. Irmãos: agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo. T. Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.
P. O Senhor esteja conosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Elevemos ao Senhor nosso louvor. T. É nossa alegria e salvação.
P. Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Enviai sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta terra, que nos sustenta, sobretudo aqui, no Residencial Olímpia, uma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça nesta Comunidade de Todos os Santos e Mártires, a alegria de sermos vossos filhos amados por Cristo, nosso Senhor. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Santo Papa Bento XVl e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai nossa comunidade e paróquia cada vez mais sinal de bondade e muito mais unida na caminhada com toda a Arquidiocese de Campinas. Abençoai aquele a quem está preparando para ser nosso pastor. Abençoai também ao nosso pároco, Pe. Marco Antonio, a quem escolhestes para conduzir nossa paróquia ao Reino definitivo. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo..., e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia. T. Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
P. Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T. Amém.
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou: T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Rezemos também pela paz no mundo e no Residencial Olímpia. T. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
P. Senhor todo-poderoso, criastes todas as coisas e nos destes alimentos que nos sustentam, concedei-nos crescer na vida espiritual pelo pão da vida que vamos receber. Por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
P. Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com todos os nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Santa Missa, memorial vivo da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
P. O Corpo de Cristo nos guarde para a vida eterna. T. Amém.
15. CANTO DE COMUNHÃO
1. Na comunhão, Jesus se dá no pão, o Cordeiro imolado é refeição /
nosso alimento de amor e salvação, em torno deste altar somos irmãos
O Pão da Vida és Tu Jesus, o Pão do Céu / o Caminho, a Verdade, via de Amor, Dom de Deus, nosso Redentor (2X)
2. Toma e come, isto é o meu Corpo, que do trigo se faz pão, é refeição /
na Eucaristia o vinho se torna sangue, verdadeira bebida, nossa alegria
16. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
17. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ó Deus, que a ação da vossa Eucaristia penetre todo o nosso ser para que não se­ja­mos movidos por nossos im­pulsos, mas pela graça do vosso sa­cramento. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
18. BÊNÇÃO E DESPEDIDA
P. O Senhor esteja conosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. T. Graças a Deus.
19. CANTO FINAL
Toda Bíblia é comunicação / de um Deus amor, de um Deus irmão. / É feliz quem crê na revelação, / quem tem Deus no coração.
1. Jesus Cristo é a Palavra, / pura imagem de Deus Pai. / Ele é vida e verdade, / a suprema caridade.
2. Os profetas sempre mostram / a vontade do Senhor. / Precisamos ser profetas / para o mundo ser melhor.
3. Nossa fé se fundamenta / na palavra dos apóstolos: / João, Mateus, Marcos e Lucas / transmitiram esta fé.

LEITURAS DA SEMANA: de 12 a 18 de Setembro de 2011
2ª feira: 1Tm 2, 1-8; Sl 27 (28), 2. 7. 8-9 (R/. 6); Lc 7, 1-10
3ª feira: 1Tm 3, 1-13; Sl 100 (101), 1-2ab. 2cd-3ab. 5. 6 (R/. 2c); Lc 7, 11-17
4ª feira: Nm 21, 4b-9 ou Fl 2, 6-11; Sl 77(78), 1-2. 34-35. 36-37. 38 (R/. cf. 7c); Jo 3, 13-17
5ª feira: Hb 5, 7-9; Sl 30 (31), 2-3a. 3bc-4. 5-6. 15-16.20 (R/. 17b); Jo 19, 25-27 ou Lc 2, 33-35
6ª feira: 1Tm 6, 2c-12; Sl 48 (49), 6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R/. Mt 5, 3); Lc 8, 1-13
Sábado: 1Tm 6, 13-16; Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5 (R/. 2c); Lc 8, 4-15
Domingo (25º TC): Is 55, 6-9; Sl 144 (145), 2-3. 8-9. 17-18 (R/. 18a), Fl 1, 20c-24.27ª; Mt 20, 1-16a (Operários da vinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário