terça-feira, 17 de janeiro de 2012

FOLHETO DE MISSA - 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - 22/01/2012

FOLHETO DE MISSA
3º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B – 22/01/2012
(Verde, Glória, Creio, III Semana do Saltério)
Anim. Iniciemos esta celebração com a viva disposição de escutar e atender o chamado do Senhor para mudarmos nossa vida e nossa realidade, seguindo os seus caminhos.
1. ABERTURA
Eis-me aqui, Senhor! / Eis-me aqui, Senhor! / Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor. / Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor: / Eis-me aqui, Senhor!
1. O Senhor é o Pastor que me conduz, / por caminhos nunca vistos me enviou, / sou chamado a ser fermento, sal e luz / e, por isso, respondi: aqui estou!
2. Ele pôs em minha boca uma canção, / me ungiu como profeta e trovador / da história e da vida do meu povo / e, por isso, respondi: aqui estou!
3. Ponho a minha confiança no Senhor, / da esperança sou chamado a ser sinal, / seu ouvido se inclinou ao meu clamor / e, por isso, respondi: aqui estou!
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, confessemos os nossos pecados: T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
4. HINO DE LOUVOR
Gloria, glória, / glória a Deus nos altos céus! / Paz na terra aos homens, bem amados filhos seus!
1. Deus e Pai nós vos louvamos, / adoramos, bendizemos. / Damos glória ao vosso nome, / vossos dons agradecemos.
2. Senhor nosso, Jesus Cristo, / unigênito do Pai, / vós, de Deus Cordeiro Santo, / nossas culpas perdoai.
3. Vós que estais junto do Pai / como nosso intercessor, / acolhei nossos pedidos, / atendei nosso clamor.
4. Vós somente sois o Santo, / o Altíssimo, o Senhor. / Com o Espírito Divino / de Deus Pai, no esplendor.
5. ORAÇÃO
Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. T. Amém.
Anim. O Senhor sempre nos chama. Dispostos e atentos, escutemos sua Palavra.
6. PRIMEIRA LEITURA (Jn 3,1-5.10)
Leitura da Profecia de Jonas 3,1-5.10 - 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2'Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar'. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: 'Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída'. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL (Sl 24,4ab-5ab.6-7bc.8-9 - R. 4a.5a)
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!
1.            4aMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,* 4be fazei-me conhecer a vossa estrada!
                        5aVossa verdade me oriente e me conduza,* 5bporque sois o Deus da minha salvação.
2.            6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * e a vossa compaixão que são eternas!
                        7bDe mim lembrai-vos, porque sois misericórdia* 7ce sois bondade sem limites, ó Senhor!
3.            8O Senhor é piedade e retidão,* e reconduz ao bom caminho os pecadores.
                        9Ele dirige os humildes na justiça,* e aos pobres ele ensina o seu caminho.
8. SEGUNDA LEITURA (1Cor 7,29-31)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios - 29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
Encontramos o Messias, Jesus Cristo, de graça e verdade ele é pleno; / de sua imensa riqueza graças, sem fim, recebemos.
10. EVANGELHO (Mc 1,14-20)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. T. Glória a vós, Senhor.
P. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ (SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO)
P. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, / T. Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, / desceu dos céus: /e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. /Também por nós foi crucificado / sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. / Creio no Espírito Santo, / Senhor que dá a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, /una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo / para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Apresentemos nossa oração ao Senhor. Respondendo confiantes: T. Senhor, escutai a nossa prece!
1. Senhor, olhai pela Santa Igreja, nossa paróquia e comunidades, para que preguem corajosamente neste mundo, a vossa Palavra.
2. Senhor, ajudai aos governantes para que se esforcem cada vez mais na promoção do diálogo e da tolerância entre as pessoas e os povos.
3. Senhor, olhai com amor para os jovens, que descubram a vocação a eles reservada. Daí-nos sacerdotes e pessoas preocupadas com uma sociedade de justiça e de paz.
4. Senhor, abençoai nossos catequistas e catequizandos. Que eles encontrem o caminho do conhecimento da vossa Palavra, para que sejam fiéis discípulos missionários.
P. Tudo isto, vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
1. Bendito seja Deus Pai, / do universo criador, / pelo pão que nós recebemos, / foi de graça e com amor.
O homem que trabalha / faz a terra produzir. / O trabalho multiplica os dons / que nós vamos repartir.
2. Bendito seja Deus Pai, / do universo criador, / pelo vinho que nós recebemos, / foi de graça e com amor.
3. E nós participamos / da construção do mundo novo / com Deus, que jamais despreza / nossa imensa pequenez.
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
15. PREFÁCIO DO TEMPO COMUM IX: O DIA DO SENHOR / ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Missal Romano, ps. 436 / 477)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor, nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças e bendizer-vos, Senhor, Pai santo, fonte da verdade e da vida, porque, neste domingo festivo, nos acolhestes em vossa casa. Hoje, vossa família, para escutar vossa Palavra e repartir o Pão consagrado, recordar a Ressurreição do Senhor, na esperança de ver o dia sem ocaso, quando a humanidade inteira repousará junto de vós. Então, contemplaremos vossa face e louvaremos sem fim vossa misericórdia. Por isso, cheios de alegria e esperança, unimo-nos aos anjos e a todos os santos, cantando (dizendo) a uma só voz: T. Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
P. Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T. Santificai nossa oferenda ó Senhor!
P. Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A  REMISSÃO DOS PECADOS.  FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé! T. Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos s vossa vinda!
P. Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P. E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só Corpo. T. Fazei de nós um só corpo e um só Espírito!
P. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Bento XVI, com nosso bispo (...) e todos os ministros do vosso povo. T. Lembrai-vos ó Pai, da vossa Igreja!
P. Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, mãe de Deus, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. T. Concedei-nos o convívio dos eleitos!
P. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do evangelho, ousamos dizer: T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador. T. Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, como Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!
17. CANTO DE COMUNHÃO
1. Tu te abeiraste da praia, / não buscaste nem sábios nem ricos, / somente queres que eu te siga.
Senhor, / Tu me olhaste nos olhos, / a sorrir, / pronunciaste meu nome. / Lá na praia, / eu larguei o meu barco, / junto a ti / buscarei outro mar.
2. Tu sabes bem que em meu barco / eu não tenho nem ouro nem espadas, / somente redes e o meu trabalho.
3. Tu minhas mãos solicitas: / meu cansaço que a outros descanse; / amor que almeja seguir amando.
4. Tu, pescador de outros lagos, / ânsia eterna de almas que esperam, / bondoso amigo que assim me chamas.
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
19. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Tempo comum I – Bênção de Aarão: Nm 6,24-26, Missal Romano, p. 525)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Deus vos abençoe e vos guarde. T. Amém.
P. Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós. T. Amém.
P. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL
É o dízimo, Senhor, / que nos mostra com certeza / grati­dão ao Criador, / compromisso na Igreja (bis).
1.   Nada me falta em meu caminhar/: o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar.
2.  Vem ser dizimista na comunidade, /: caminho seguro de verdadeira fraternidade.
LEITURAS da Semana de 23 a 29 de Janeiro de 2012
2ª-: 2Sm 5,1-7.10; Sl 88, 20. 21-22. 25-26 (R. 25a); Mc 3,22-30
3ª-: 2Sm 6,12b-15.17-19; Sl 23,7. 8. 9. 10 (R.8a); Mc 3,31-35
4ª-: At 22,3-16; Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15); Mc 16,15-18
5ª-: 2Tm 1,1-8; Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3); Lc 10,1-9
6ª-: 2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17; Sl 50, 3-4. 5-6a. 6bc-7. 10-11 (R. Cf. 3a); Mc 4,26-34
Sábado-: 2Sm 12,1-7a.10-17; Sl 50, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12a); Mc 4,35-41
Domingo - 4º TC-: Dt 18,15-20; Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8); 1Cor 7,32-35; Mc 1,21-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário