segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FOLHETO DE MISSA - XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - 16/10/2011

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - 16/10/2011
(verde, glória, creio, I semana do saltério)

Anim. A Liturgia nos ensina que devemos eliminar de nossa vida todos os falsos deuses, que procuram nos confundir na missão de tornar realidade o projeto de reino que Jesus inaugura com o mistério de sua encarnação, morte e ressurreição. Os que decidem seguir a Cristo não podem mais vacilar em dar somente a Deus o devido louvor e glória; dividir a adoração com deuses que não promovem a vida, antes, a morte, é uma falta que nos remete somente à misericórdia de Deus. Louvemos o Senhor da vida com a celebração deste sacrifício que aqui e agora realizamos.
1. ABERTURA [PARTITURA]
Eis-me aqui, Senhor! / Eis-me, aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor. /
Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor, / eis-me aqui, Senhor!
1. O Senhor é o Pastor que me conduz, / por caminho nunca visto me enviou. /
Sou chamado a ser fermento, sal e luz, / e por isso respondi: aqui estou!
2. Ele pôs em minha boca uma canção, / me ungiu como profeta e trovador, /
Da história e da vida do meu povo, / e por isso respondi: aqui estou!
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T. Amém.
P. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
Confessemos os nossos pecados: T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T. Amém.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós. T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós. T. Senhor, tende piedade de nós.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por N.S.J.C. T. Amém.
Anim. Que a Palavra de Deus, que agora iremos proclamar, nos ajude a discernir como melhor servir a Deus e atuar efetivamente na transformação das estruturas sociais e políticas as quais vivemos. Ouçamos.
6. PRIMEIRA LEITURA (Is 45,1.4-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías - 1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões. 4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro. - Palavra do Senhor. T.Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL 95/96 [PARTITURA]
Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo, seus prodígios!
2. Pois Deus é grande e muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque nada são os deuses dos pagãos, foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
3. Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome, Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
4. Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor” pois os povos ele julga com justiça.
8. SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,1-5)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses - 1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO [PARTITURA]
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
Como astros no mundo vocês resplandeçam, mensagem de vida ao mundo anunciem, da vida a Palavra ao mundo proclamem, quais astros luzentes no mundo rebrilhem!
10. EVANGELHO (Mt 22,15-21)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Trouxeram-lhe então a moeda. 20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. - Palavra da salvação. T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ (SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO)
P. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, / T. Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis e invisíveis. / Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus, / luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, / consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, / desceu dos céus: /e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da virgem Maria, / e se fez homem. /Também por nós foi crucificado / sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai. / E de novo há de vir, em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim. / Creio no Espírito Santo, / Senhor que dá a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, /una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo / para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Confiantes na misericórdia de Deus, nosso Pai, façamos nossos pedidos e lhe rendamos o devido louvor, rezando juntos:
T. Louvor e glória eternamente a ti, Senhor!
1. Abençoai vossa Igreja, para que nunca deixe de lhe render a vós um verdadeiro louvor.
2. Fortalecei nossa paróquia e suas comunidades na atuação missionária do sai a dia.
3. Que o Espírito Santo infunda em nós aquele amor, expressão do Amor com que nos criastes.
4. Dai-nos força para defender os mais fracos e desamparados que nos pede socorro.
5. Abençoai todas as crianças de nossa paróquia e comunidades; reservai a elas um futuro promissor, onde possam se desenvolver livres de toda forma de exclusão.
6. Iluminai todos os missionários, leigos e consagrados, em especial nosso pároco, a fim de que continuem sendo fiéis testemunhas de Cristo no mundo carregado de adversidades.
P. Isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo nosso Senhor. T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS [PARTITURA]
1. Muitos grãos de trigo, se tornaram pão, hoje são Teu corpo, ceia e comunhão.
Muitos grãos de trigo, se tornaram pão.
Toma, Senhor, nossa vida em ação, para mudá-la em fruto e missão.
Toma, Senhor, nossa vida em ação, para mudá-la em missão.
2. Muitos cachos de uva, se tornaram vinho, hoje são teu sangue, força no caminho.
Muitos cachos de uva, se tornaram vinho.
3. Muitas são as vidas, feitas vocação, hoje oferecidas em consagração.
Muitas são as vidas, feitas vocação.
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs...
T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Prefácio dos Domingos do TC, I)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto. T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus. T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, vosso Filho, que, pelo mistério da sua Páscoa, realizou uma obra admirável. Por ele, vós nos chamastes das trevas à vossa luz incomparável, fazendo-nos passar do pecado e da morte à glória de sermos o vosso povo, sacerdócio régio e nação santa, para anunciar, por todo o mundo, as vossas maravilhas. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos à multidão dos anjos e dos santos, cantando (dizendo) a uma só voz: T. Santo, Santo, Santo...
CP. Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade.
CC. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo + e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé! T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa res­surreição. Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
1C. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa Bento, com todos os bispos e todos os ministros do vosso povo. T. Lembrai-vos, ó Pai da vossa Igreja!
2C. Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida (...). Acolhei-os junto a vós na luz da vossa face. T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
3C. Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos, e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. T. Concedei-nos o convívio dos eleitos!
CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou:
T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
17. CANTO DE COMUNHÃO [PARTITURA]
É comunhão, é comunhão, em Jesus Cristo por inteiro neste pão;
É comunhão, é comunhão com sua Igreja Missionária em ação.
1. É comunhão com o Deus vivo e verdadeiro que dia-a-dia vem em nossa direção;
Com Ele vamos revelar ao mundo inteiro os horizontes da evangelização.
2. É comunhão com o projeto de Jesus, a Boa-Nova que Ele veio revelar;
Que por amor aceitou morrer na cruz, para o seu povo oprimido resgatar.
3. É comunhão com a Igreja missionária que nos acolhe, nos convoca, nos envia;
Como Maria, segue sempre solidária alimentada pela santa Eucaristia.
18. ALMA DE CRISTO
Alma de Cristo, santificai-me / Corpo de Cristo, salvai-me / Sangue de Cristo, inebriai-me / Água do lado de Cristo, purificai-me / Paixão de Cristo, confortai-me / Ó bom Jesus, escutai-me / Dentro de vossas chagas, escondei-me / Não permitais que me separe de vós / Do espírito maligno, defendei-me / Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para vós, para que com vossos santos vos louve, por todos os séculos dos séculos. Amém!
19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na Eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.
20. ORAÇÃO A SÃO MARCOS, O EVANGELISTA
T. Ó Deus, que concedestes a São Marcos, o Evangelista, a glória de proclamar a Boa-nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos do Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!
21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (Tempo comum I)
P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.
P. Deus vos abençoe e vos guarde. T. Amém.
P. Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós. T. Amém.
P. Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo. T. Amém.
P. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL [PARTITURA]
1. Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar.
Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada, de novo. No olhar do homem a certeza do irmão. Reinado, do povo.
2. Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar. Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim, tempo novo de eterna justça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim.
O próximo domingo, dia 23 de outubro, é o
Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária.
LEITURAS DA SEMANA: de 17 a 23 de Outubro de 2011
2ª-: Rm 4, 20-25; Cânt.: Lc 1, 69-70. 71-72. 73-75 (R/. cf. 68); Lc 12, 13-21
3ª-: 2Tm 4, 10-17b; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 17-18 (R/. 12a); Lc 10, 1-9
4ª-: Rm 6, 12-18; Sl 123 (124), 1-3. 4-6. 7-8 (R/. 8a); Lc 12, 39-48
5ª-: Rm 6, 19-23; Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6 (R/. Sl 39 [40], 5a); Lc 12, 49-53
6ª-: Rm 7, 18-25ª; Sl 118 (119), 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R/. 68b); Lc 12, 54-59
Sáb.-: Rm 8, 1-11; Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 6); Lc 13, 1-9
30º DTC: Ex 22, 20-26; Sl 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 47 e 51ab (R/. 2); 1Ts 1, 5c-10; Mt 22, 34-40 (O maior mandamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário