sábado, 5 de novembro de 2011

FOLHETO DE MISSA - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - 06/11/2011

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
6 DE NOVEMBRO DE 2011 • ANO A
Anim. Hoje, celebramos a Solenidade de Todos os Santos e a nossa condição enquanto discípulos missionários de Jesus Cristo, por natureza, chamados à santidade como vocação primordial. O amor de Deus, que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi doado, fecunda nossas vidas, fazendo-nos produzir muitos frutos para a santificação do mundo. Aqueles santos que foram canonizados pela Igreja são nossos modelos e estímulo para vivermos santamente nossa peregrinação em direção à Jerusalém celeste. São também nossos intercessores junto de Deus.
1. ABERTURA
Amém, aleluia! (Bis)
1. Vi cantar no céu * A feliz multidão * Dos fiéis eleitos * De toda nação.
2. Ao que está sentado * No trono, louvor * E poder ao Cristo, * Seu Filho e Senhor.
3. Com amor eterno * Jesus nos amou, * E as nossas vestes * Com sangue lavou.
2. SAUDAÇÃO
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.
 (silêncio)
Confessemos os nossos pecados:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)
P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO
P.Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude da vossa misericórdia. Por N.S.J.C.
T. Amém.
Anim. Ouçamos as leituras que nos ajudarão a viver a santidade como vocação primordial da nossa fé.
6. PRIMEIRA LEITURA (Ap 7,2-4.9-14)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Eu, João, 2vi outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.
- Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
7. SALMO RESPONSORIAL 23(24)
Felizes os de coração puro, * porque verão a Deus, * porque verão a Deus!
1. Ao Senhor pertence a terra e o que ele encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a fez firme sobre os mares * e sobre as águas a mantém inabalável.
2. “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente o coração, nem jura falso para o dano de seu próximo.
3. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face”.
8. SEGUNDA LEITURA (1Jo 3,1-3)
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos: 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de ser chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. - Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO Fx 3
Aleluia, aleluia! Aleluia, * aleluia! Aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde a mim, todos vós que estais cansados * E penais a carregar pesado fardo, * E descanso eu vos darei, diz o Senhor.
10. EVANGELHO (Mt 5,1-12a)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor.
P. Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.- Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso,
T. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, no Dia de todos os Santos, elevemos a Deus Pai nossas preces, pedido-lhe a graça da fidelidade à nossa vocação de sermos santos como Ele é santo. Rezemos juntos:
T. Santificai, Senhor, o vosso povo.
1. Concedei à vossa Igreja ser bem firme na fé e no testemunho de santidade.
2. Protegei todos os cristãos, para não se desviarem do caminho da verdade.
3. Iluminai os que governam, para que respeitem a índole cristã do nosso povo.
4. Fazei retomar o caminho da verdade aos que abandonaram a santidade da fé.
5. Alimentai em vossos filhos a força de lutar em favor da vida.
6. Ajudai os cristãos a se oporem a toda ideia de violência e corrupção.
7. Iluminai vossos filhos no combate a tudo o que se refere ao aborto.
8. Conservai a juventude em seus ideais de santidade e dignidade.
9. Fazei-nos imitadores dos nossos santos e santas.
 (outras intenções da comunidade)
P. Tudo isso, vos pedimos, ó Pai, por Cristo nosso Senhor.
T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
A vida dos justos está nas mãos de Deus, * nenhum tormento os atingirá. * Aos olhos dos insensatos * Pareceram morrer; * Mas eles estão em paz! * Aleluia, aleluia!
1. “Senhor, quem morará em vossa casa * e em vosso Monte Santo, habitará?” * É aquele que caminha sem pecado * E pratica a justiça fielmente;
2. “Senhor, quem morará em vossa casa * e em vosso Monte Santo, habitará?” * Que pensa a verdade no seu íntimo * E não solta em calúnias sua língua.
3. “Senhor, quem morará em vossa casa * e em vosso Monte Santo, habitará?” * Que em nada prejudica o seu irmão, * Nem cobre de insultos seu vizinho.
4. “Senhor, quem morará em vossa casa * e em vosso Monte Santo, habitará?” * Que não dá valor algum ao homem ímpio, * Mas honra os que respeitam o Senhor.
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs...
T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Possam agradar-vos, ó Deus, as oferendas apresentadas em honra de todos os Santos. Certos de que eles já alcançaram a imortalidade, esperamos sua intercessão contínua pela nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
(Prefácio do Dia de Todos os Santos)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Festejamos, hoje, a cidade do céu, a Jerusalém do alto, nossa mãe, onde nossos irmãos, os santos, vos cercam e cantam eternamente o vosso louvor. Para essa cidade caminhamos, pressurosos, peregrinando na penumbra da fé. Contemplamos, alegres, na vossa luz tantos membros da Igreja, que nos dais como exemplo e intercessão. Enquanto esperamos a glória eterna, com os anjos e todos os santos, proclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz.
T. Santo, Santo, Santo...
CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T. Santificai e reuni o vosso povo!
CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e  o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo (...), com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
T. A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou:
T. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja sempre convosco. T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
17. CANTO DE COMUNHÃO
Bem-aventurados os que têm * Um coração de pobre, * Porque deles é o reino dos céus, * Porque deles é o reino dos céus!
1. Senhor Deus, a vós elevo minha alma, * Em vós confio: que eu não seja envergonhado!
2. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, * E fazei-me conhecer a vossa estrada!
3. Vossa verdade me oriente e me conduza, * Porque sois o Deus da minha salvação!
4. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * E a vossa compaixão que são eternas!
5. O Senhor é piedade e retidão, * E reconduz ao bom caminho os pecadores.
6. Ele dirige os humildes na justiça, * E aos pobres ele ensina o seu caminho.
7. O Senhor se torna íntimo aos que o temem * E lhes dá a conhecer sua Aliança.
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Ao celebrarmos, ó Deus, todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois o Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor, para que, desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
19. BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Deus, glória e exultação dos Santos que hoje celebrais solenemente, vos abençoe para sempre.
T. Amém.
P. Livres por sua intercessão dos males presentes, e inspirados pelo exemplo de suas vidas, possais colocar-vos constantemente a serviço de Deus e dos irmãos.
T. Amém.
P. E assim, com todos eles, vos seja dado saborear a alegria da verdadeira pátria, onde a Igreja reúne os seus filhos e filhas aos santos e santas para a paz eterna.
T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
T. Amém.
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.
20. CANTO FINAL
Vejo a multidão em vestes brancas * caminhando alegre, jubilosa. * É aclamação de todo povo que Jesus é seu Senhor.
1. Também estaremos nós um dia * assim regenerados pelo amor, * nesta esperança viveremos, * somos a família dos cristãos: * nossa lei é sempre o amor!
2. Povo que caminha rumo à Pátria, * a nova cidadela dos cristãos. * Passos firmes, muita fé nos olhos, * muito amor carregam, são irmãos.* Nossa lei é sempre o amor.
3. Rumo à liberdade decididos, * nem sequer se voltam para trás. * Muita violência se fizeram alcançaram com firmeza e paz. * Nossa lei é sempre o amor.
LEITURAS DA SEMANA: de 7 a 13 de Novembro de 2011
2ª-: Sb 1, 1-7; Sl 138 (139), 1-3. 4-6. 7-8. 9-10 (R/. 24b); Lc 17, 1-6
3ª-: Sb 2, 23 – 3, 9; Sl 33 (34), 2-3. 16-17. 18-19 (R/. 2a); Lc 17, 7-10
4ª-: Ez 47, 1-2.8-9.12 ou 1Cor 3, 9c-11.16-17; Sl 45(46), 2-3. 5-6. 8-9 (R/. 5); Jo 2, 13-22.
5ª-: Sb 7, 22 – 8, 1; Sl 118 (119), 89. 90. 91. 130. 135. 175(R/. 89a); Lc 17, 20-25
6ª-: Sb 13, 1-9; Sl 18 (19), 2-3. 4-5 (R/. 2a); Lc 17, 26-37
Sab.: Sb 18, 14-16; 19, 6-9; Sl 104 (105), 2-3. 36-37. 42-43 (R/. 5a); Lc 18, 1-8
33º DTC Pr 31, 10-13.19-20.30-31; Sl 127 (128), 1-2. 3. 4-5ab (R/. cf. 1a); 1Ts 5, 1-6; Mt 25, 14-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário